Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Os 10 fatos científicos do ano


Sem dúvidas, 2012 foi um ano muito importante para a ciência, com muitas descobertas e feitos inéditos. Confira nesse artigo quais foram os 10 mais importantes fatos científicos de 2012.

Retrospectiva 2012

10. Inconstância dos neutrinos

Neutrinos
Neutrinos têm sido uma das partículas físicas mais estudadas pelos cientistas. Em um experimento realizado no Reator de Neutrinos de Baia Daya, na China, pesquisadores se surpreenderam com o fato de que os neutrinos podem se alternar entre três tipos de estados enquanto viajam em uma velocidade próxima a da luz. Segundo a pesquisa, os neutrinos e suas antipartículas (antineutrinos) podem mudar de sabor, além de dar uma luz na tentativa de explicar o mistério que tem intrigado muitos pesquisadores há muito tempo: por que a matéria prevaleceu sobre a antimatéria no universo?

9. Cérebro-máquina

Cérebro-máquina
Em 2011, pesquisadores revelaram como gravações neurais do cérebro podem ser utilizadas para a movimentação de um cursor em um computador. Em 2012, a mesma equipe de pesquisadores conseguiu fazer com que pessoas paralisadas pudessem mover um braço mecânico somente com o poder da mente, realizando movimentos complexos em várias direções. Embora a tecnologia ainda seja experimental e muito cara, os pesquisadores estão trabalhando para que em um futuro próximo, essas próteses avançadas possam se tornar realidade e acessível para todos.

8. Projeto ENCODE

Projeto ENCODE
Após mais de 10 anos e estudos, pesquisadores descobriram que o genoma humano é mais funcional do que o imaginado. Embora somente 2% do DNA seja capaz de codificar proteínas, o projeto ENCODE mostrou que aproximadamente 80% dele está ativo, sendo que podem ajudar a ligar ou desligar outros genes, entre outras funções. Isso é de suma importância para que os cientistas consigam entender as formas com que os genes são controlados e revelar fatores genéticos sobre riscos de doenças.

7. Férmions de Majorana

Férmions de Majorana
Férmions de Majorana são partículas que atuam como sua própria antimatéria e se aniquilam instantaneamente. Sua existência foi debatida por mais de 70 anos, mas somente em 2012 que os pesquisadores encontraram as primeiras evidências da existência dessa exótica matéria. Uma das principais utilidades desses férmions está na computação quântica – os qubits (bits quânticos) feitos com essas partículas podem ser muito mais eficientes no armazenamento e processamento de dados.

6. Engenharia de genomas

Engenharia de genomas
2012 foi o ano que marcou o desenvolvimento de novas técnicas para a modificação do DNA. Uma dessas técnicas é a TALENs, que permitiu os cientistas alterar ou desativar genes específicos em humanos e outros animais, com uma eficiência sem precedentes. No futuro, pesquisadores esperam que a modificação do DNA para tratamento de doenças seja algo comum.

5. Raios-X decifrando proteína

Laser de raios X decifra estrutura de proteína
Através de um laser de raios-X (com um brilho cerca de 1 bilhão de vezes mais forte que fontes comuns), pesquisadores puderam determinar a estrutura de uma enzima necessária para a vida do parasita Trypanosoma brucei, que causa a doença do sono. O estudo revelou o potencial dessa tecnologia para decifrar proteínas que raios-X comuns são incapazes de fazer.

4. Curiosity

Curiosity
A equipe liderada por Adam Steltzner, da NASA, conseguiu fazer com que um jipe-robô de quase 1 tonelada pousasse na superfície de Marte. Com seu excessivo peso, o Curiosity não podia pousar como outras sondas pousaram anteriormente, por isso,  Seltzner elaborou um ousado e arriscado projeto que se valia de cabos e um guindaste aéreo. Se algo desse errado, 2.5 bilhões de dólares (R$ 5 bilhões) seriam investidos em vão. Felizmente tudo deu certo, e agora o Curiosity está procurando por vida em Marte.

3. Óvulos através de células-tronco

Óvulos através de células-tronco
Cientistas japoneses estimularam células-tronco embrionárias de camundongos para fazer com que elas se transformassem em óvulos. O feito inédito foi concluído depois que óvulos foram fecundados artificialmente por espermatozoides, implantados em mães de aluguel e desenvolveram filhotes. Contudo, essa técnica ainda depende que as fêmeas recebam em seus corpos óvulos ainda em desenvolvimento. A meta dos cientistas agora é criar células inteiramente em laboratório. O experimento foi importante para o estudo do DNA e o desenvolvimento do óvulo.

2. Genoma denisovano

Genoma denisovano
Através de uma nova técnica, pesquisadores conseguiram desembrulhar o DNA e com isso sequenciar o genoma completo dos denisovanos (uma antiga espécie de hominídeo similar aos neandertais) através de um pequeno osso de um dedo. O estudo permitiu que os pesquisadores concluíssem que o osso pertenceu à uma menina com cabelos e olhos castanhos, pele escura, e que morreu na Sibéria entre 74.000 e 82.000 anos atrás.

1. Bóson de Higgs

Bóson de Higgs
Como não poderia deixar de ser, a descoberta do Bóson de Higgs foi o fato científico mais importante do ano. No começo de julho, pesquisadores do CERN confirmaram a existência da partícula de deus, teorizada há quase 50 anos por Peter Higgs. O bóson de Higgs é responsável por conferir massa a outras partículas elementares, como elétrons e quarks. A descoberta também confirmou a veracidade do Modelo Padrão de Partículas, que explica como todas as partículas interagem entre si para formar matéria.